Versatilidade das soluções fotovoltaicas

Versatilidade das soluções fotovoltaicas

Os sistemas solares fotovoltaicos são soluções muito versáteis. Os três principais modelos – on grid (conectado à rede), off grid (não conectado à rede) e híbrido – atendem necessidades diversas e diferentes situações. Com aplicabilidade viável para residências, empresas e áreas rurais, a energia solar é moldável às especificidades e condições de cada caso. Abaixo, você pode conferir as diferenças de investimento nestes três cenários.

  • Energia solar para residências. O objetivo mais comum para uso de energia solar em residências é a economia. Ao instalar sistemas fotovoltaicos, os consumidores têm a vantagem de reduzir a conta de energia elétrica com um fluxo de injeção de excedentes na rede. Em segundo plano, há também quem considere a sustentabilidade. Afinal, a energia solar é limpa e renovável, o que beneficia o Planeta.

Entendido isso, é fácil concluir que a maioria das instalações residenciais usa sistemas on grid, por serem conectados à rede. Há também a opção de uso dos sistemas off grid (não conectados à rede) no contexto de residências em locais remotos. Ou ainda, as exceções que optam pelo off grid visando autonomia energética.

  • Energia solar para empresas. No universo corporativo, economia e sustentabilidade também são motivos que balizam a tomada de decisão por sistemas fotovoltaicos. Além disso, eficiência energética é um apelo de destaque. A escolha do sistema depende das condições de cada contexto empresarial. Por exemplo, o negócio pode optar por um sistema on grid, porque o objetivo é economia na conta de consumo ou pode preferir um sistema híbrido para aliar desconto e autonomia para demandas críticas (como infraestrutura de TI). Os sistemas off grid para empresas podem seguir a mesma lógica do residencial: atender áreas remotas ou necessidades de autonomia plena.
  • Energia solar para propriedades rurais. No geral, as propriedades rurais estão localizadas em áreas remotas. Portanto, o parâmetro mais importante costuma ser justamente o local. Com isso em mente, os sistemas fotovoltaicos off grid são, sem dúvidas, uma solução perfeita. Ideias para localidades distantes e não atendidas pelas concessionárias e distribuidoras, os sistemas não conectados à rede levam energia tanto para negócios rurais quanto para populações afastadas. Especialmente o segundo grupo, a energia solar tem um potencial revolucionário. A transformação social e comportamental do acesso à energia abrange questões como iluminação noturna, acesso às geladeiras, televisores e, dependendo de outras condições, até internet. 

Como ficou claro, as possibilidades de uso da energia solar são muito amplas. Para todos os casos acima, a SS Solar está à disposição para auxiliar você a projetar e implementar a melhor opção para as suas necessidades. 

0 Comments

leave a comment